segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Idéias Fantásticas com Fuxico


Colar de Fuxico com Corrente

Materiais:
- Retalhos de tecido amarelo de bolinhas
- Molde
- Tesoura
- Lápis ou caneta
- Agulhas para costura e para bordado
- Linha Gütermann para costura
- Linha Gütermann para bordar no tom do tecido
- 80cm de corrente de ouro-velho
- 12 argolinhas de ouro-velho
- 4 alfinetes para bijuteria com pontas em argolas
- 4 contas de acrílico amarelo
- Alicates para bijuteria
Passo a passo:
1- Risque 8 círculos no tamanho maior e 4 círculos do tamanho menor.
2- Feche os fuxicos de maneira tradicional.
3- Junte dois a dois fuxicos, costa com costa, e com a linha de bordar faça um ponto caseado em toda volta. Arremate.
4- Desse modo ficarão: 4 fuxicos duplos maiores e 2 fuxicos duplos menores.
5- Faça furinhos em lados opostos dos fuxicos e em seguida coloque as argolas.
6- Passe os alfinetes pelas contas e no outro extremo faça uma argolinha.
7- Agora com o auxilio do alicate junte um fuxico maior, uma conta, um fuxico menor, uma conta e outro fuxico maior. Reserve.
8- Repita esse processo mais uma vez.
9- Divida a corrente em duas partes, uma com 68 cm e outra com 12cm.
10- Agora junte as duas peças de fuxicos nas extremidades da corrente maior e feche o colar unindo as outras extremidades na corrente menor.
11- Seu colar verão já está finalizado e pronto pra ser usado por você.

Quadro de Sementes



Material necessário:- Cola quente- Cristais de duas cores- Coquinhos secos- Macela- Semente de pau-brasil- Verniz spray- Casca de coqueiro- Favas de sucupira- Canela em pedaçosModo de fazer:Encomende a moldura em uma marcenaria, com divisões internas. Você mesma pode fazer o desenho.Estefânia optou por uma madeira em duas cores.Passe betume na parte mais clara.Deixe secar em um local arejado por 3 h.Agora, começa a montagem.Passe cola quente no primeiro quadrinho e fixe os cristais vermelhos.Depois, os coquinhos secos.Na hora de fixar a macela, passe bastante cola, sem dó.Jogue as flores da macela por cima.Depois, fixe as sementes do pau-brasil, cristais brancos, e assim em diante, até preencher todos os quadrinhos.Corte a casca do coqueiro para que fique do tamanho do encaixe.Passe cola nos cantos do quadrinho e fixe a casca.Em cima dela, você vai montar uma flor. O caule é um pedaço de canela.Decore o restante como quiser.Passe o verniz para proteger as sementes e dar o acabamento na madeira.Seca rápido.

Tiara de Fuxico - Facil

Tiara de Fuxico
Material Necessário- Elástico- Linha e agulha- Tesoura para tecido- Retalhos de tecido- Tampinhas para fazer o molde- Lápis grafitePasso-a-passoInicie fazendo os fuxicos. Pegue uma tampinha para fazer o molde. Pode ser dessas de tempero. Coloque-a sobre várias camadas de tecido e risque com um lápis grafite. Recorte.Para fazer o fuxico, coloque linha na agulha e dê um nó em uma das pontas. Pegue uma rodinha de tecido, dobre a borda e comece a alinhavar. Faça isso até terminar. Aí, é só franzir bem. Faça o mesmo com as outras rodinhas. Para arrematar, atravesse a agulha pelo meio do fuxico, puxe bem que o nó não aparecerá. Corte bem rente ao nó. Faça o mesmo com as outras rodinhas.Em seguida pegue o elástico, meça uma circunferência do tamanho de sua cabeça e corte. Costure as pontas. Depois é só costurar os fuxicos no elástico. O primeiro deve ficar bem na emenda. Prenda o fuxico pelo miolo e depois dê um pontinho na lateral. Coloque o próximo. Mas atenção: o primeiro ponto é bem no meio e o segundo é na lateral. Faça isso até aplicar todos os fuxicos.
Fonte:
http://www.artesanatoem.com/2008/10/tiara-de-fuxico.html